A evolução dos controles de videogame

No decorrer da história dos consoles de videogame, que já dura mais de seis décadas, não foram apenas os jogos, as especificações técnicas e a capacidade que mudaram, mas principalmente seus controles e a maneira de se jogar videogame. Até a década de noventa essas mudanças não eram tidas como tão importantes, sendo que após o Atari 2600 e seu controle de um botão e uma alavanca, os demais consoles foram adotando um padrão muito parecido com o que tínhamos até a geração dos 128 bits.
Porém, com o lançamento do Nintendo Wii em 2006, a Nintendo revolucionou de vez o mercado de controles de videogame e criou um novo padrão a ser seguido: o controle de movimentos e a maior interação com os jogos.
Não demorou para todos os consoles da atual geração entrarem nessa onda, tanto com um controle praticamente idêntico mas melhorado no Ps3 ( o Ps Move) quanto a tentativa de revolução Kinect, no Xbox 360. A partir desse momento tornou-se evidente a importância que os controles tinham e têm para a construção, idealização e execução de qualquer jogo.
Para ilustrar perfeitamente a variação e evolução dos controles no decorrer da história, segue a ilustração abaixo, que mostra a quantidade de alavancas e botões de todos os controles que já foram feitos:
Legendas: D Pad é o direcional; Buttons são os botões frontais; Options são os botões Start e select, por exemplo; Shoulders são os botões que ficam na parte superior do controle;, conhecidos como botões de ombro; e sticks são as alavancas utilizadas como direcionais ou controladoras de outras funções, como da câmera de determinados jogos.


0 comentários:

Postar um comentário